Bolas de berlim

Receita fácil mas demorada, não aconselho a fazerem as bolas de berlim se estiverem com pressa para as comerem, o melhor é compra-las já feitas.

Ingredientes para a massa:
0,5 kg de farinha de trigo
30 gr de fermento de padeiro fresco
1/2 dl de leite morno
175 gr de açúcar
130 gr de manteiga
1 pitada de sal
3 ovos
Ingredientes para o recheio:
7 gemas
1 clara
2,5 dl de água
200 gr de açúcar
Preparação de massa:
Deite a farinha sobre a bancada da cozinha, abra-lhe uma cavidade no meio e coloque aí o fermento misturado com o leite e amasse-os com um pouco da farinha que os rodeia; faça uma bola e deixe crescer( +/- 30 minutos). Depois do fermento crescer, retire-o do meio da farinha e amasse aí o açúcar com a manteiga à temperatura ambiente, junte o fermento, uma pitada de sal e os ovos um a um, amasse e bata a massa muito bem até ela de descolar da bancada (pode precisar de mais um pouco de farinha), forme uma bola e deixe levedar, até crescer praticamente para o dobro (de 2 a 3 horas). Corte então bolas( do tamanho de bolas de golfe) e disponha-as, bem separadas umas das outras, num tabuleiro polvilhado com farinha. Deixe levedar e crescer de novo. Frite as bolas de berlim em óleo abundante, pouco quente, virando-as de vez em quando. Quando fritas, escorra as bolas de berlim e passe-as por açúcar e canela. Quando estiverem frias podem rechear com creme de ovos, fazendo um corte ao comprido e com a ajuda de uma colher, rechear.
Preparação do recheio:
Leve a água ao lume com o açúcar, num tacho tapado, quando começar a ferver, destape e deixe ferver durante 10 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco (pelo menos 5 minutos), junte as gemas misturadas com a clara, mexendo com uma vara de arames e leve novamente ao lume até engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer por completo antes de usar.
Nota: quando estiver a fazer o recheio, não mexa com muita força, vá mexendo suavemente para não ganhar espuma. Quando começar a engrossar, aí sim pode mexer com mais rapidez.
BOM APETITE

Comentários

Mensagens populares