Iogurte grego


O que dá o sabor característico ao iogurte grego, são as natas que são adicionadas na sua confeção, a sua cremosidade deve-se ao facto do iogurte ser coado. Todos nós sabemos como estes iogurtes são caros e nos dias de hoje não nos podemos dar ao luxo de gastar sem pensar. E então quem tem crianças sabe do que estou a falar, por isso aqui vos deixo uma receita simples e económica além de saudável. Não precisam de ter uma iogurteira (eu não tenho e não sinto que me faça falta), basta uma panela e um recipiente para guardar o iogurte depois de pronto. Só mais um pequeno detalhe antes de passarmos à receita, a foto não faz jus ao quão cremoso e bom o iogurte é.

Ingredientes:
1 litro de leite
1 pacote de natas
1 iogurte natural com ou sem açúcar

Preparação:
Levar o leite com as natas ao lume quase até ferver. O leite não pode ferver (altera a sua composição), tem que chegar àquele ponto em que começa a fumegar e está quase a começar a ferver. Tire a panela do lume, tape e deixe arrefecer durante 20 minutos (não se distraia com o tempo porque não pode arrefecer mais do que isso). Para saber se o leite está no ponto para se juntar o iogurte, faça o seguinte teste, meta o dedo mindinho no leite e conte até 10. Se ao chegar aos 10 começar a queimar então está no ponto, se pelo contrário chegar aos 10 e ainda conseguir manter o dedo dentro do leite, então arrefeceu demais e terá de voltar a aquecer o leite.
Este método não é cientifico, é só uma forma tradicional de sabermos se o leite está com a temperatura certa.
Junte então o iogurte, misture com uma colher, tape e embrulhe a panela num cobertor. Faça isto à noite e deixe ficar assim a panela tapada a noite toda sem a mexer. No dia seguinte, tire o cobertor e coloque a panela tapada no frigorífico por umas horas. Nesta fase o iogurte está pronto, fica um iogurte líquido mas muito cremoso e com o característico sabor do iogurte grego. Se gostar do iogurte mais espesso, é nesta fase que o pode coar, use um coador com um pano ou fralda fina ( que não tenha cheiro de nada pois pode dar sabor ao iogurte e que não seja usada para mais nada), despeje o iogurte e deixe o líquido escorrer umas quantas horas. o coador deve ficar apoiado noutro recipiente que apanhe o líquido que escorrer. 
Depois é só passar o iogurte para outro recipiente e conservá-lo no frigorífico. O iogurte dura cerca de 1 mês. Quando estiver a acabar use a última dose para fazer mais iogurte. Desta forma não terá mais de comprar iogurte. Reparem que eu não adicionei nada ao iogurte depois de pronto, isto porque aqui em casa cada um gosta de o comer com  um determinado sabor, assim sendo cada um serve-se e junta o que mais lhe agrada, doce de morango, fruta, mel, nozes, cereais, etc. Pode também usar o iogurte para fazer molho para temperar as saladas. Espero bem que gostem desta receita tanto quanto eu.
Nota: tenha em atenção que se coar o iogurte, vai-lhe render muito menos.
BOM APETITE

Comentários

Mensagens populares