quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Salada primaveril


Ingredientes:
1 pé de alface
2 tomates
1 cebola
1 maçã
6 azeitonas descaroçadas
4 tiras de pimento vermelho de conserva
3 rodelas de ananás
óleo,vinagre e sal qb
Preparação:
Lave a alface e o tomate. Escorra a alface e disponha-a sobre uma travessa, junte o tomate cortado ás rodelas, a cebola, a maçã, as azeitonas, as tiras de pimento e o ananás cortado em pedaços pequenos. Tempere com óleo, sal e vinagre e sirva como acompanhamento. 
BOM APETITE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Pescada frita com migas e arroz de netos


Ingredientes:
1 pescada com 1 kg e pouco
1 dente de alho
1 limão 
sal e pimenta
1 ovo batido
farinha qb
Para as migas:
1 couve portuguesa(penca) grande
3 dentes de alho
1 prato de sopa de miolo de broa
0,5 dl de azeite
sal
Para o arroz:
1 cebola pequena
1 colher de sopa de concentrado de tomate 
2 tiras de pimento vermelho
netos a gosto(os netos são rebentos de couve)
200 gr de arroz
sal e azeite
Preparação:
Corte a pescada às postas com 1 cm de espessura, tempere com sal alho e pimenta.
Entretanto arranje a couve, lave bem e leve a cozer com água(+- 10 minutos), escorra e reserve.
Faça o refogado para o arroz com a cebola e o azeite, junte água, deixe levantar fervura, retire a cebola com um coador, junte as tiras de pimento, o tomate, os netos e o arroz, tempere com sal e deixe cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando. A quantidade de água para o arroz depende de como o quiser,se quiser mais solto junte mais água, se quiser menos solto junte menos. Passe o peixe por ovo batido e farinha e frite em óleo, entretanto termine as migas, leve ao lume num tacho os dentes de alho picados com o azeite, quando começarem a fritar, junte o miolo de broa esfarelado e as couves escorridas, vá mexendo até ligar tudo, tempere com sal e deixe cozinhar 3 a 4 minutos. Sirva o peixe com o arroz e as migas.
BOM APETITE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Costeletas grelhadas com molho de vinagrete


Ingredientes:
4 costeletas
1 limão
sal
pimenta
1 cebola pequena
1 dente de alho
salsa
pimento verde e vermelho
azeite
vinagre
Preparação:
Tempere as costeletas com sal, pimenta e sumo de 1/2 limão. Grelhe as costeletas e entretanto prepare o molho. Pique a cebola, o alho e a salsa e coloque numa tigela. Junte umas tiras de pimento verde e vermelho cortadas em cubos pequenos, regue com azeite até cobrir, tempere com vinagre a gosto, com sumo de 1/2 limão e sal, mexa e regue com este molho as costeletas já grelhadas. Sirva com arroz branco e salada.
Opcional: Pode saltear umas tiras de bacon e juntar ao molho.
BOM APETITE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Bolo de cenoura





Ingredientes para a massa:
4 claras batidas em castelo
4 gemas
2 chávenas de farinha de trigo(300gr)
2 chávenas de açúcar(400 gr)
1 chávena de óleo(2 dl)
1 colher de chá de fermento em pó
4 cenouras pequenas(250 gr descascadas)
Ingredientes para a cobertura:
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de leite
1 colheres de sopa de manteiga
100 gr de chocolate
coco qb
Preparação da massa:
Coza as cenouras, escorra-as e reduza-as a puré. Bata as gemas com o açúcar , junte as cenouras, o óleo e misture bem, junte a farinha com o fermento e por fim as claras batidas em castelo.Leve ao forno (180º) em tabuleiro untado com margarina e polvilhado com farinha, durante 40 minutos, vigiando para não queimar. Confira a cozedura com a ajuda de um palito. Se começar a escurecer por cima e ainda estiver cru, tape com uma folha de alumínio. Quando pronto, retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar. A forma pode ser forrada com papel vegetal ou papel de alumínio em vez de untada.
Preparação de cobertura:
Numa tigela que possa ir ao micro ondas, junte o açúcar, o leite, a manteiga e o chocolate partido aos pedaços, leve 1 minuto ao micro ondas, retire mexa bem até estar tudo derretido ( se necessário leve mais uns segundos ao micro ondas). Desenforme o bolo e regue-o com esta cobertura. Quando frio polvilhe com coco ralado.
BOM APETITE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Pão de queijo

Receita tradicional brasileira, muito fácil e boa para lanches, festas de aniversário ou mesmo piqueniques.

Ingredientes:
200 ml de leite
200 ml de óleo
3 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de café de sal
300 gr de polvilho doce
150 gr de queijo(80 gr de queijo tipo parmasão ou  mistura + 70 gr de queijo mozarela) ralado
2 fatias grossas de queijo a gosto(edam,cheddar,etc)
Preparação:
Juntar o leite, o óleo, os ovos, o fermento, o sal, o polvilho doce e a mistura de queijos ralados, misturar tudo muito bem com uma vara de arames(pode usar o liquídificador). A massa deve ficar liquida mas espessa,se necessário junte mais umas colheres de polvilho(+/- 50 gr). Unte formas de queque com óleo e coloque colheradas de massa em cada um(quase até cima). Reparta as 2 fatias de queijo, enfiando em cada forma um pedaço de queijo na massa( um cubinho de queijo em cada um), leve ao forno previamente aquecido(200º) durante 25 a 30 minutos, retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de os desenformar. Com a ajuda de uma faca(passe a faca à volta das formas que os pães saem facilmente), desenforme os pães.
NOTA:
BOM APETITE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fettuccine com molho de limão

 Ingredientes:
400 gr de fettuccine
2 dl de natas
sumo de 1 limão
2 ovos
1/2 copo de leite
queijo a gosto
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de café de noz moscada
sal a gosto
Preparação:
Coza a massa em abundante água, temperada com sal e com 1 colher de azeite. Entretanto, bata os ovos, junte o leite, as natas, o sumo de limão, a noz moscada, um pouco de sal e o queijo(se preferir pode deixar o queijo separado e polvilhar-lo no fim quando servir a massa). Escorra a massa, reservando a água da cozedura para o caso de necessitar de um pouco para juntar à massa. Leve ao lume um tacho com o restante azeite e junte a mistura de ovos, mexa bem, quando começar a borbulhar, retire do lume e junte o fettuccine. Rectifique os temperos e sirva de imediato.
BOM APETITE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Iogurte grego


O que dá o sabor característico ao iogurte grego, são as natas que são adicionadas na sua confeção, a sua cremosidade deve-se ao facto do iogurte ser coado. Todos nós sabemos como estes iogurtes são caros e nos dias de hoje não nos podemos dar ao luxo de gastar sem pensar. E então quem tem crianças sabe do que estou a falar, por isso aqui vos deixo uma receita simples e económica além de saudável. Não precisam de ter uma iogurteira (eu não tenho e não sinto que me faça falta), basta uma panela e um recipiente para guardar o iogurte depois de pronto. Só mais um pequeno detalhe antes de passarmos à receita, a foto não faz jus ao quão cremoso e bom o iogurte é.

Ingredientes:
1 litro de leite
1 pacote de natas
1 iogurte natural com ou sem açúcar

Preparação:
Levar o leite com as natas ao lume quase até ferver. O leite não pode ferver (altera a sua composição), tem que chegar àquele ponto em que começa a fumegar e está quase a começar a ferver. Tire a panela do lume, tape e deixe arrefecer durante 20 minutos (não se distraia com o tempo porque não pode arrefecer mais do que isso). Para saber se o leite está no ponto para se juntar o iogurte, faça o seguinte teste, meta o dedo mindinho no leite e conte até 10. Se ao chegar aos 10 começar a queimar então está no ponto, se pelo contrário chegar aos 10 e ainda conseguir manter o dedo dentro do leite, então arrefeceu demais e terá de voltar a aquecer o leite.
Este método não é cientifico, é só uma forma tradicional de sabermos se o leite está com a temperatura certa.
Junte então o iogurte, misture com uma colher, tape e embrulhe a panela num cobertor. Faça isto à noite e deixe ficar assim a panela tapada a noite toda sem a mexer. No dia seguinte, tire o cobertor e coloque a panela tapada no frigorífico por umas horas. Nesta fase o iogurte está pronto, fica um iogurte líquido mas muito cremoso e com o característico sabor do iogurte grego. Se gostar do iogurte mais espesso, é nesta fase que o pode coar, use um coador com um pano ou fralda fina ( que não tenha cheiro de nada pois pode dar sabor ao iogurte e que não seja usada para mais nada), despeje o iogurte e deixe o líquido escorrer umas quantas horas. o coador deve ficar apoiado noutro recipiente que apanhe o líquido que escorrer. 
Depois é só passar o iogurte para outro recipiente e conservá-lo no frigorífico. O iogurte dura cerca de 1 mês. Quando estiver a acabar use a última dose para fazer mais iogurte. Desta forma não terá mais de comprar iogurte. Reparem que eu não adicionei nada ao iogurte depois de pronto, isto porque aqui em casa cada um gosta de o comer com  um determinado sabor, assim sendo cada um serve-se e junta o que mais lhe agrada, doce de morango, fruta, mel, nozes, cereais, etc. Pode também usar o iogurte para fazer molho para temperar as saladas. Espero bem que gostem desta receita tanto quanto eu.
Nota: tenha em atenção que se coar o iogurte, vai-lhe render muito menos.
BOM APETITE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Francesinha


Ingredientes:
1 pão de francesinha por pessoa
4 fatias de queijo para cada pão
1 fatia de fiambre para cada pão
2 tiras de linguiça para cada pão
mostarda, ketchup e molho de francesinha qb
Preparação:
Abra o pão e disponha os ingredientes pela seguinte ordem, primeiro coloque 2 fatias de queijo,1 de fiambre,a linguiça cortada em tiras mais finas, um pouco de mostarda e de ketchup e por fim mais duas fatias de queijo. Tape com a outra parte do pão e leve à tostadeira, quando pronta retire e pincele com o molho de francesinha,  corte ao meio e sirva.
Nota: se não tiver o molho de francesinha, pode barrar com manteiga que também fica bom.
BOM APETITE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Novilho estufado com ervilhas e cenouras


Ingredientes:
500 gr de novilho
2 chávenas de ervilhas
2 cenouras
3 batatas
1 cebola
2 dentes de alho
1/2 copo de vinho branco
1 folha de louro
sal e piripiri a gosto
Preparação:
Corte a carne em pedaços pequenos e reserve. Pique a cebola e leve ao lume com um pouco de azeite, quando começar a lourar, junte o alho picado e deixe cozinhar mais 1 minuto. Junte 2 copos de água, o vinho e a carne, deixe cozinhar 20 minutos. Em seguida, junte as cenouras cortadas às rodelas, o louro e mais um pouco de água, tempere e deixe cozinhar mais 15 minutos. Passado este tempo, junte as batatas e as ervilhas. Para terminar são mais 15 a 20 minutos, se achar que necessita de mais calda para cozer as batatas, junte mais um pouco de água. Para mim o estufado deve ficar quase sem molho, mas isto é um gosto pessoal, faça como gostar mais.
BOM APETITE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Salada de arroz e atum

Ingredientes:
atum qb ( para 4 uso uma lata de 300 gr)
2 ovos 
200 gr de arroz
1/2 chávena de ervilhas
5 colheres de sopa de maionese
1/2 cenoura ralada
1 dente de alho
3 colheres de sopa de azeite
sal a gosto
Preparação:
Pique o alho e leve a refogar com a cenoura ralada e o azeite, assim que começar a fritar, junte o arroz, mexa e junte água até tapar o arroz ( 1 dedo acima), junte as ervilhas e tempere de sal. Deixe o arroz cozer normalmente, enquanto isso coza os ovos e escorra o atum, pressionando com uma colher para sair o máximo de liquido. Quando o arroz estiver pronto, passe-o para uma tigela e junte os ovos cozidos picados, o atum escorrido e a maionese. Misture tudo e sirva acompanhado de salada. Dependendo do gosto de cada um pode juntar mais maionese ou menos.
BOM APETITE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pataniscas de polvo com arroz do mesmo


Ingredientes:
1 kg de polvo congelado
10 colheres de sopa de cerveja
4 ovos
4 colheres bem cheias de farinha sem fermento
1 dente de alho picado
1 cebola pequena picada
salsa picada
sal e pimenta a gosto
Preparação:
Antes de cozer o polvo deixe-o descongelar e de-lhe umas valentes pancadas com o rolo da massa ( meta-o dentro de 2 sacos plásticos para não salpicar), coza-o na panela de pressão com 2 litros de água sem sal  durante 25 minutos. Retire o polvo para arrefecer um pouco e guarde a água para fazer o arroz.
Numa tigela junte todos os ingredientes e misture bem, pese 200 gr de polvo, corte em pedaços pequenos e junte à massa. Frite colheradas desta massa em óleo quente. Com o polvo que sobrar faça arroz de polvo usando a água da sua cozedura.
BOM APETITE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Gelado cremoso de chocolate

Como o nome mesmo indica, fica um gelado cremoso muito bom.
Ingredientes:
280 ml de leite
200 ml de natas
50 gr de cacau em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
55 gr de chocolate (pode ser de culinária mas fica melhor se for negro)
4 gemas
100 gr de açúcar
Preparação:
Leve ao lume o cacau com o leite, as natas, a baunilha, quando levantar fervura retire do lume e junte o chocolate, mexa até derreter e deixe esfriar um pouco. Entretanto, bata o açúcar com as gemas, continuando a bater, junte pouco a pouco o leite até misturar tudo. Leve novamente ao lume, mexendo sempre, até ferver. Retire do lume, transfira para outro recipiente, deixe arrefecer e leve ao congelador. Para quem tem máquina de fazer gelados, tem a tarefa facilitada, use-a conforme as instruções do fabricante. Para quem não tem máquina, para evitar que se formem cristais de gelo,deve levar o gelado ao congelador e de meia em meia hora, retira o gelado e bate com a batedeira durante 5 minutos. Faça isto mais 3 vezes e depois é só deixar acabar de congelar. Fica um gelado firme mas cremoso.
BOM APETITE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Queijo fresco saloio

Ingredientes:
1 litro de leite
50 ml de vinagre
Preparação:
Leve o leite ao lume até ferver, retire do lume e junte o vinagre, mexa, tape e deixe repousar durante 15 minutos. Com uma escomadeira retire o coalho para um escorredor forrado com uma gaze. O liquido que sobra é o soro de leite que pode ser guardado em frascos esterilizados durante meses no frigorífico. Voltando ao queijo, passe o coalho por água corrente, esprema bem e transfira para outro recipiente, calcando bem com as mãos ou uma colher, tape e leve umas horas ao frigorífico. Repare que eu não coloco sal, se o quiser temperar, depois de o passar por água, tempere com sal a gosto e proceda do mesmo modo. Depois de 2 horas no frio pode desenformar e comer com doce de abóbora, ou cortar às fatias e juntar à salada, etc.
Nota: a gaze não pode ser lavada com detergente, passe-a só por água corrente e não a use para mais nada a não ser para fazer queijo.
BOM APETITE



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Panquecas de soro de leite

Panquecas muito boas feitas com soro de leite, que sobrou da feitura de queijo fresco saloio.
Ingredientes:
130 gr de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de açúcar
1 ovo
40 gr de manteiga amolecida
250 ml de soro de leite
Preparação:
Misture num recipiente os ingredientes secos, noutro misture os líquidos, junte os dois mexendo com uma vara de arames para ligar tudo. Leve ao lume uma frigideira anti aderente com um fio de óleo, frite uma panqueca de cada vez, acrescentando um fio de óleo de cada vez que fizer uma. Para saber quando virar a panqueca, coloque uma colherada da massa na frigideira e deixe começar a fritar, quando começarem a aparecer várias bolhinhas na massa, está na hora de as virar. A temperatura do lume tem que ser moderada. Sirva-as com mel, compota, chocolate, etc.
BOM APETITE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Bifes com alhos e arroz de cenoura

Ingredientes para os bifes:
4 bifes de novilho
sal e pimenta a gosto
5 dentes de alho
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de rum
1 colher de sopa rasa de ketchup
Ingredientes para o arroz:
1 cebola pequena picada
1 cenoura pequena ralada (às tiras)
3 colheres de azeite
1 colher de óleo vegetal
300 gr de arroz
5 dl de água
sal a gosto
Preparação:
Comece por temperar os bifes com o sal, a pimenta e os alhos cortados às rodelas finas. Faça o arroz da seguinte forma; leve ao lume num tacho a cebola picada com a cenoura ralada, o azeite e o óleo. Deixe refogar durante 4 minutos. Junte o arroz, misture bem e junte a água. Tempere com sal e deixe cozinhar com a tampa entreaberta, assim que começar a ferver, mexa mais uma vez e deixe cozer até a água desaparecer, tape e deixe repousar pelo menos 15 minutos (o arroz acaba de cozer fora do lume, tem obrigatoriamente que estar tapado). Leve uma frigideira ao lume com a margarina, quando derreter junte os bifes e os alhos e deixe cozinhar, virando de vez enquanto. Retire os bifes mas deixe ficar os alhos e junte o rum e o ketchup, deixe cozinhar um pouco (se necessário junte um pouco de água 2 a 3 colheres de sopa), volte a juntar os bifes, passe-os no molho e retire do lume. Sirva acompanhado com o arroz.
BOM APETITE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Hambúrger no pão


Ingredientes para 4 hamburgers:
400 gr de carne de novilho sem nervos nem gorduras
salsa qb
1 colher de chá de concentrado de tomate
sal e pimenta a gosto
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 colher de chá de pão ralado
Preparação:
corte a carne em cubos pequenos, junte todos os outros ingredientes ( incluindo os temperos) e pique tudo no robot de cozinha. Forme 4 hamburgers (poderão parecer-lhe que são grandes, mas ao cozinharem encolhem um pouco), grelhe-os com um pouco de margarina em lume moderado. Entretanto prepare o resto.
Restantes ingredientes:
4 pães de hamburger ( compro nas padarias, não uso daqueles embalados que se vêem nas grandes superfícies)
4 ovos fritos
4 folhas de alface
4 rodelas de tomate
8 fatias de queijo
4 fatias de fiambre
4 colheres de sopa de maionese
1 colher de sopa de ketchup
Preparação:
Misture a maionese com o ketchup e reserve. Prepare os hamburgers pela seguinte ordem: abra os pães, coloque primeiro 1 folha de alface em cada um, em seguida 1 fatia de queijo, o hamburger, 2 colheres de chá da mistura de  maionese com ketchup, em cada um, continue colocando em seguida o ovo estrelado, mais uma fatia de queijo e 1 fatia de fiambre e termine com o pão.
BOM APETITE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Crumble de maçãs

Ingredientes:
1 kg de maçãs
1 limão
3 colheres de sopa de açúcar
1 pau de canela
1 dl de água
Massa:
100 gr de açúcar
100 gr de farinha
100 gr de manteiga à temperatura ambiente
4 colheres de sopa de flocos de aveia
4 colheres de sopa de amêndoas laminadas
1 gema
Preparação:
Leve ao lume, num tacho, as maçãs descascadas e cortadas aos cubos, o sumo do limão, o açúcar a canela e a água. Deixe cozinhar durante 15 minutos. Retire o pau de canela e transfira para um pirex que possa ir ao forno. Prepare a massa misturando todos os ingredientes ( de preferência com as pontas dos dedos). Fica uma massa parecida com areia grossa. Espalhe a massa por cima das maçãs e leve ao forno previamente aquecido (200º), durante 15 minutos.
Nota: pode fazer este doce com a fruta que quiser (morangos,pêssegos,etc).
BOM APETITE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Bolo de manteiga




Bolo simples para o dia a dia, mas muito bom.
Ingredientes:
2 ovos
300 gr de açúcar
150 gr de manteiga
300 gr de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó
2 dl de leite
1 colher de chá de essência de baunilha
Preparação:
Misture a manteiga amolecida com o açúcar, junte a baunilha e os ovos e bata bem. Junte o leite e a farinha misturada com o fermento, bata bem e leve ao forno ( forma do feitio que quiser, forrada com papel vegetal) previamente aquecido a 180º durante 25 minutos.
Nota: se a forma for pequena poderá ter que deixar cozer durante mais tempo, tapando a parte de cima com papel de alumínio para não queimar.
BOM APETITE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Compota de laranja doce

Ingredientes:
1,300 kg de laranjas inteiras
500 gr de açúcar amarelo
600 gr de açúcar branco
2 paus de canela
sumo de 1/2 limão
1 colher de café de canela em pó
Preparação:
Descasque as laranjas, retirando também a parte branca, corte-as em pedaços e coloque-as numa panela. Junte o sumo do limão (sem pevides), os açúcares, os paus de canela e a canela em pó. Leve ao lume (brando) durante 1 hora. Retire do lume e passe a varinha mágica. Coloque a compota em frascos esterilizados. Encha-os até cima, feche-os e vire-os ao contrário. Deixe-os assim até ficarem completamente frios.
BOM APETITE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compota de morangos

Ingredientes:
1 kg de morangos
900 gr de açúcar
2 paus de canela
1 colher de chá de manteiga sem sal
Preparação:
Arranje e lave os morangos. Corte-os aos pedaços, coloque-os numa panela, junte o açúcar e os paus de canela, tape e deixe macerar durante 30 minutos. Leve ao lume, assim que começar a ferver reduza para lume brando. Deixe cozer 30 a 40 minutos, destapado, mexendo de vez em quando e vigiando a cozedura, pois o doce tem tendência a vir por fora. Findo este tempo, retire os paus de canela, junte a manteiga e aumente a temperatura, assim que levantar fervura retire do lume e passe para frascos esterilizados. Encha-os até cima com o doce, feche-os e vire-os para baixo. Deixe os frascos assim até ficarem frios. A compota dura mais de um ano assim fechada, depois de aberta, conserve-a no frigorífico.
Nota: quando o doce estiver a cozinhar, calque os morangos com a colher de pau para os desfazer um pouco.
BOM APETITE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Línguas da sogra


Ingredientes:
100 gr de manteiga amolecida
250 gr de açúcar
5 ovos
300 gr de farinha
1 colher de sopa de raspa de laranja
Preparação:
Bata a manteiga com o açúcar, junte 2 ovos e bata 3 minutos com a batedeira, junto os restantes ovos, continue a bater, e por fim, junte a farinha. Bata até ligar. Leve a forno previamente aquecido (180º) durante 10 a 15 minutos. Tenha cuidado para não as queimar por baixo, eu normalmente quando estou a fazer bolachas, ligo o forno para aquecer e quando ponho as primeiras bolachas no forno, desligo a parte de baixo e deixo só a parte de cima a trabalhar. Ponho também o tabuleiro na parte de cima do forno, desta forma as bolachas cozem sem queimar.Voltando às línguas, se quiser fazer com o formato de língua vai  precisar de um saco pasteleiro, se as quiser fazer redondas, só necessita de dispor a massa em montinhos com a ajuda de 2 colheres. Leve-as ao forno em tabuleiros forrados com papel vegetal e espaçadas entre si.
BOM APETITE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Frango com limão e alho


Ingredientes:
1 frango inteiro
1 limão
3 dentes de alho
sal
colorau
Preparação:
Tire o excesso de gordura que o frango possa ter e lave-o. Tempere o frango com sal. introduza os dentes de alho com casca e o limão todo picado na cavidade do frango. Polvilhe o frango com um pouco de colorau e leve-o ao forno a 180º durante 1:30 h a 2 h. Durante o processo vá virando e regando o frango com o molho que se vai formando. Sirva com arroz branco e salada.
BOM APETITE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Cotovelinhos com atum no forno


Ingredientes:
400 gr de cotovelinhos
1 lata de 300 gr de atum
50 gr de ervilhas
1 dente de alho
1 colher de sopa de concentrado de tomate
1 colher de sopa de ketchup
1 pacote de natas (2 dl)
150 gr de queijo ralado
2 colheres de sopa de azeite
Preparação:
Coza a massa com as ervilhas em água temperada com sal, escorra e reserve, guarde também um pouco da água da cozedura da massa. Escorra o atum e reserve. Leve ao lume um tacho com o azeite, junte o alho picado,mexa, junte o atum, o concentrado de tomate e o ketchup e as natas, mexa, deixe levantar fervura e retire do lume. Junte a massa com as ervilhas, misture tudo muito bem (se achar que está seco junte um pouco da água da cozedura da massa). Passe o preparado para um pirex que possa ir ao forno, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno previamente aquecido a 200º para gratinar ( 10 a 15 minutos).
Nota: quando cozer a massa, ela deve ficar "al dente", isto é ela deve estar cozida mas dura. Se a cozer demais, quando levar ao forno ficará melada.
BOM APETITE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...